WWDC19 Scholarship

Olá pessoas, nesta publicação eu vou falar de uma etapa muito interessante do meu ano de 2019, que foi participar da seleção da WWDC19.

Para os que não conhecem este evento, a Apple World Wide Developers Conference, é promovida anualmente pela Apple para divulgar suas novidades de software e hardware, ocorre normalmente no mês de Junho, em San José, Califórnia, saudosa terra do Tio Sam (USA). É um evento super interessante onde durante uma semana ocorrem keynotes de vários assuntos atuais que os desenvolvedores da Apple estão desenvolvendo sobre. É possível ver um pouco das sessões das keynotes da WWDC18 aqui.

Anualmente, junto ao evento, a Apple abre as inscrições para o WWDC Scholarship, onde através de um processo de seleção é fornecidas bolsas para que estudantes possam participar do evento, já que um ingresso custa apenas USD $1500. Os ganhadores da bolsa recebem além do ingresso e um meet com o Tim Cook (Apple CEO), a estadia e possivelmente auxílio para transporte aéreo, dependendo da situação financeira do estudante.

Para os que me conhecem, já sabem que eu sou um usuário ativo da Apple, gosto muito do que a plataforma deles me proporciona como desenvolvedor e estudante, a integração com os sistemas é simplesmente fantástica, sem contar o fácil uso e durabilidade dos produtos.

Eu fiquei sabendo da existência dessa bolsa no primeiro semestre de 2018, quando já não era possível em tempo hábil participar da WWDC18, desde então venho pensando em idéias para participar da WWDC19. Participar envolve desenvolver uma aplicação utilizando a plataforma da Apple e a linguagem de programação Swift, proprietária da Apple, e responder algumas perguntas específicas que eles pedem no formulário de submissão.

Este ano foi solicitado o desenvolvimento de uma aplicação, sem assunto/foco pré-definido, que utilizasse a plataforma Swift PlayGround para isto. Swift Playground é uma plataforma de fácil uso para ensino da linguagem Swift, ideal para estudantes. De acordo com a própria Apple:

Swift Playgrounds is a revolutionary app for iPad that makes learning Swift interactive and fun. It requires no coding knowledge, so it’s perfect for students just starting out. Solve puzzles to master the basics using Swift — a powerful programming language created by Apple and used by the pros to build today’s most popular apps. Then take on a series of challenges and step up to more advanced playgrounds designed by Apple and other leading developers.

Este ano a abertura do processo começou dia 14 de março e se encerrou dia 24 de março, tendo apenas 10 dias para desenvolver algo em uma plataforma específica que demonstrasse o poder da mesma e sua criatividade como desenvolvedor. Logo eu pensei:

Um desafio! É disso que eu gosto.

Isso realmente foi um desafio por não ter muita experiência com o Swift Playground e ter apenas 10 dias para aplicar todo o processo de produção, tinha tempo.. ou não, o fato é que eu iria arriscar de qualquer forma.

Desde o início eu havia definido que queria desenvolver um jogo, e como o Swift Playground é voltado para o ensino eu defini que seria um jogo educativo, só faltava então escolher um problema interessante que eu pudesse utilizar de palco para meu jogo.

Pensei um pouco e pensei, oras, nada mais problemático e cotidiano para o mundo e para o Brasil que o descarte correto de lixo para reciclagem.

Boom! aí estava meu cenário.

Aí você pode acabar pensando:

Que chato Vinícius, reciclagem? Isso não é coisa divertida para jogo...

De fato é um tema meio batido e maçante (mesmo não devendo ser), de alguma forma eu teria que gamificar essa idéia para que ela se transformasse em algo atrativo para o usuário final, usualmente crianças.

Mais um desafio, isso estava se tornando realmente interessante...

Passei um dia inteiro pensando e conversando com amigos de diversas áreas, para tentar achar uma forma de ensinar ao mesmo tempo que divertir, foi aí que nasceu o Recycler (tudo no jogo deve ser em inglês, normas da Apple).

O jogo consiste em separar corretamente os objetos que caem do cano na esteira, clicando na lixeira adequada quando o objeto se aproximar do fim da esteira. A cada objeto separado corretamente 1 ponto é ganho. Existem 6 níveis de velocidade da esteira que acontecem em 60 segundos, essa é a diversão!

É possível nas configurações, clicando no botão de engrenagem, pausar, recomeçar, ver o tutorial do jogo ou desabilitar o som.

No final de cada partida ele exibe seu score e possibilita repetir o a partida ou ver informações sobre as lixeiras.

Clicando na botão das informações sobre as lixeiras é possível ver um texto educativo que informa quais objetos devem ir em cada lixeira, para que o jogador apenas melhore sua pontuação.

Para animar ainda mais o jogo possui uma trilha sonora que acompanha os níveis, eu mesmo tive problemas enquanto estava desenvolvendo pois ao invés de programar eu ficava jogando, viciei na minha própria criação 😂😂. Bom, de fato o jogo através da sua temática possibilita o aprendizado sobre o descarte correto de lixo e diversão tanto às crianças, quanto a pessoas mais velhas, como eu 😂, e essa era a idéia desde o começo. Segue alguns comentários de colegas programadores:

Para os interessados o vídeo do jogo em funcionamento se encontra aqui.

Foi realmente muito divertido desenvolver desde a idéia até o código, tudo isso em apenas 10 dias. Quando estava já no último dia, próximo a hora de entrega eu percebi que, independente de qualquer coisa eu já havia vencido. Pois desenvolver a idéia, a jogabilidade, aprender sobre a linguagem e deixar tudo isso harmonioso para um usuário final em apenas dez dias, não é fácil.

Não foi dessa vez, recebi hoje, dia 15/04 as 20h horário de Brasilia a carta de negação da Apple... mas isso não significa desistência e sim de persistência! Dá-lhe WWDC20!

Um agradecimento especial para Gustavo Borges que me deu a maior força com o design e Guilherme Henrique que testou e me deu sugestões de aprimoramento. Obrigado 😆.

Foi um prazer compartilhar isso com vocês. Qualquer dúvida ou comentário me enviem um e-mail.

Abraços,
Vinícius Lara

Essa é minha postagem de numéro 3. Ela tem 1024 palavras. , e obteve 0 comentários por enquanto.